terça-feira, junho 18, 2002

Grandes perdedores das Copas do Mundo

Depois de Zico, o galinha de Quintino, nosso próximo homenageado na galeria dos grandes perdedores das Copas do Mundo é o holandês Johann Cruyff.


Cruyff: futebol de gênio, cara de mongol

Até os 10 anos, Cruyff mal conseguia andar por causa de um defeito na formação dos pés. A mãe, viúva e faxineira do Ajax, resolveu colocar o moleque pra jogar futebol nas divisões de base do clube, pra ver se ele endireitava. No começo, os coleguinhas sacaneavam o garoto. "Aí, Cruyff caguei a privada toda! Vai mandar a sua mãe limpar!".

O garoto não ligou para os filhos da burguesia e foi adiante. Largou os aparelhos ortopédicos e se transformou no maestro da seleção holandesa que assombrou o mundo com seu futebol total. Totalmente sem graça. A Laranja Mecânica perdeu a final de 74 pra Alemanha. Quatro anos depois, na Argentina, Cruyff ficou de fora da derrota pra a anfitriã. Mesmo jogando bem, aos 31 anos, o politizado craque boicotou a competição por causa da ditadura.

Ainda bem. Se a Holanda vencesse uma daquelas copas impregnaria o mundo com o chatíssimo Carrossel Holandês. Sorte que Cruyff era um predestiando. Predestinado a ser um grande perdedor de Copas do Mundo.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?